Juan Manuel Santos: “Eu estou disposto a arriscar a minha todo o meu capital político para a paz”

      Entrevista com o presidente Juan Manuel Santos véspera da assinatura dos Acordos de Paz na Colômbia.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, deixou sua vida e muito do seu capital político após o acordo de paz que selou seu governo com as FARC. Mas isso não parece afectar-lhe: “Faça as pazes, incrivelmente, é mais difícil e impopular para fazer a guerra, mas não governa para a popularidade, mas por aquilo que é melhor para o país. Estou disposto a arriscar a minha todo o meu capital político para isso “, diz ele. É a única definição nítida faz sobre o acordo histórico amanhã formalizado e disponibilizados à votação colombianos no plebiscito de 02 de outubro. “Com esse acordo, não haverá mais vítimas ou menos na guerra”, diz ele durante uma entrevista via e-mail com a nação.

Que avaliação faz estes anos de negociações para chegar a um acordo com as FARC?

Estou convencido de que temos o melhor negócio possível para acabar com um conflito de mais de 50 anos e começar a construir uma paz estável e duradoura na Colômbia. Com este acordo, não haverá mais vítimas ou menos na guerra. Deslocados voltarão para as suas terras, e da Colômbia pode realizar seu enorme potencial como nação.

Quais foram os momentos mais difíceis em que viveu neste processo e como esquivou?

Desde o início eu sabia que este processo seria complexo e cheio de dificuldades, e que a perseverança é crucial. As negociações entre o seu segredo e fases públicas, durou mais de cinco anos e, é claro, teve muitos altos e baixos. O objetivo era acabar com a guerra. Para conseguir isso, preparar bem e estudar os erros e acertos de muitos processos de negociação anteriores, tanto na Colômbia e em outros países. Eu estabeleci-me para uma negociação e conselheiros ao mais alto nível, a equipe excepcional. Nós nos cercamos com as nações e os governos que poderiam nos acompanham todo o caminho e apontam os militares para o processo. Graças a tudo isso, atingimos o objetivo, e agora o povo colombiano tem a última palavra para dizer se deve ou não aceitar este acordo.

Qual é o grande desafio para o plebiscito no dia 2 de outubro?

Prometi aos colombianos que têm a última palavra e ele vai. O grande desafio para o 2 de outubro é que os colombianos vão às urnas e decidir com o seu voto se apoiar este acordo histórico terminando um longo conflito que deixou nada de bom para este país. O acordo está nas mãos de colombianos. Este é o voto mais importante de nossas vidas. Nosso desafio é deixar para trás um país que vive com medo de dar a nossas futuras gerações uma feira de país mais seguro e mais pacífico. Mas o maior desafio vem depois do 02 de outubro: trabalhar na construção de um país em paz é uma tarefa de todos os colombianos, estou certo de que vamos conseguir juntos.
Eles -Muitos se opõem a conceder aos bancos das Farc no Congresso. Como vai apaziguar o descontentamento popular?
-End O conflito é acabar com as armas políticas. Estou certo de que os colombianos, como eu, preferem vê-los defendendo suas ideias no Congresso armas brandindo.
-você Alcançados um acordo histórico, mas as pesquisas indicam que a baixa popularidade. O que você acha que é isso?

-Faça Paz, incrivelmente, é mais difícil e impopular para fazer a guerra, mas não governa para a popularidade, mas por aquilo que é melhor para o país. Ao terminar o mais antigo conflito armado no continente e os colombianos deixar um país melhor que eu recebi, eu estou disposto a arriscar a minha todo o meu capital político. Com esta convicção eu escolhi o caminho difícil da paz, e estou satisfeito com o resultado.

Você acha que são assimilados com governos de direita surgiram na América Latina e que isso vai contra a linha Bolivariana que veio a prevalecer até não muito tempo atrás?

Não paro para analisar essas coisas. O que devo dizer é que a política do meu governo é trabalhar com determinação que a Colômbia é um país mais e mais instruídos, mais justa, com oportunidades para todos os colombianos e acima de tudo, a ser um país em paz. Os avanços que temos sobre essas frentes são óbvios, bem como realizações no crescimento económico, redução da pobreza e geração de emprego. Eu sou da terceira via, com base no compromisso com o progresso social e responsabilidade fiscal.

Categories: ANGOLA, CUBA, Uncategorized, venezuela | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

