Rádio TV Martí e a “nova” estratégia de subversão contra Cuba.

Radio y TV Martí son financiados por el gobierno de Estados Unidos, y cada año el Congreso les dedica una partida superior a los $29 millones.

Qualquer semelhança da “nova” estratégia de política editorial praticado algumas páginas supostamente independentes, que agora abundam na Internet, é qualquer coisa, mas uma coincidência.

A Agência dos Estados Unidos para o Global Media (USAGM), que supervisiona a divulgação internacional de informação financiados pelos contribuintes, apenas dado os resultados de uma auditoria do Escritório de Transmissões para Cuba (OCB) -Read Radio TV Martí.

Auditoria -Carried em fevereiro, em resposta a um programa no ano passado, que supostamente continham observações anti-semitas sobre o filantropo bilionário George Soros, e que levou a uma ação disciplinar contra nove jornalistas confirma o que todo mundo sabe há algum tempo ” As transmissões dos EUA para Cuba estão cheias de jornalismo ruim e propaganda ineficaz, “uma maneira elegante de chamar mentiras e manipulações”.

De acordo com um relatório da Voz da América (VOA), os resultados da revisão foram baseados em um estudo de cinco especialistas em comunicação, que determinou que “o jornalismo no OCB (rádio, televisão e site online) é parcial , não fornece contexto e é atravessado na defesa estridente da linha dura do dissidente cubano ”.

«Não é apenas defesa; é realmente como propaganda do tipo antigo, martelar constante “, disse o presidente do painel, Edward Schumacher-Matos, professor da Escola de Direito e Diplomacia de Fletcher na Universidade Tufts.

Os auditores apreciado que enquanto “quase qualquer crítica,” o governo cubano é permitida nos programas de Rádio e TV Martí, “há pouca ou nenhuma tentativa de obter uma resposta ou fornecer informação equilibrada” e, portanto, “Normas de objetividade bem estabelecida são rotineiramente ignoradas em favor de táticas de propaganda “.

Por esta razão, segundo os pesquisadores, é improvável que “a liberdade e a democracia sejam promovidas, dada a demografia, a cultura e as circunstâncias de Cuba hoje”.

Mas como dissemos, até agora, nada que não fosse conhecido. O artigo, publicado no site da VOA, também lembra parte da história conflituosa da malvada Radio Marti, com sede em Miami.

Não é a primeira vez que esta estação é criticada por suas más práticas profissionais.

Já em 1999, o inspetor-geral do Departamento de Estado indicou que as estações tinham “problemas com equilíbrio, imparcialidade e objetividade” e uma investigação do Senado dos Estados Unidos em 2010 concluiu que tinha “apoio insignificante de do povo cubano».

Até então, o escritório até então inútil de Cuba Broadcasting já tinha custado 700 milhões de contribuintes, levando disse o senador democrata Russ Feingold, em uma carta a Obama, que deve ser feito nesse caso foi pare de financiar isso significa.

“Quando estamos com um déficit fiscal astronômico (…), precisamos eliminar todos os gastos ineficientes e supérfluos. Este programa é uma relíquia da Guerra Fria, não cumpre as regras jornalísticas e é um exemplo notável de desperdício do governo “, disse Feingold.

A nova auditoria, no entanto, apesar de chegar a avaliação profissional semelhante, contam com a sobrevivência do Office of Cuba Broadcasting (OCB), se essa estação realiza certas reformas em suas transmissões.

As recomendações apresentadas no relatório Embarcar em Reforma do Office of Cuba Broadcasting, a Agência dos Estados Unidos para a Global (USAGM) Meios, visam alcançar uma nova abordagem editorial e uma produção formato claro, para alcançar os cubanos na Ilha de uma forma mais neutra.

Para fazer isso, dizem os painelistas, em vez de usar uma forma aberta de oposição e hostilidade para com o todo da Revolução cubana em todos os seus aspectos sociais, políticos, culturais e económicas, é necessário ter em conta esta regra primordial de mensagens políticas bem-sucedidas e do marketing moderno que diz que, para influenciar as pessoas, em geral, a primeira coisa que deve ser estabelecida é a empatia.

“Você deve mostrar que entende a situação deles, que você simpatiza com eles, que você aprecia tanto o bem quanto o mal de suas vidas e os problemas que eles enfrentam.”

Assim, uma vez que os cubanos estão fascinados com questões controversas em formatos neutros de televisão e rádio, eles podem absorver a notícia de uma forma respeitosa eles garantem auditores.

Como na ilha de 40% da população nasceu depois da queda da União Soviética, os “programas de entrevistas unilaterais com anfitriões militantes” que se concentram suas queixas conteúdo da era da Guerra Fria, deve ser substituído por temas mais atual.

“Em Cuba, há muitas coisas interessantes para mostrar, e muitas maneiras de atingir os jovens com material real, para não mencionar o regime e os eventos de anos. A notícia poderia se concentrar em eventos e tendências atuais, para enriquecer tanto a mensagem quanto o conteúdo ».

Da mesma forma, auditores (USAGM) recomendam que os programas de debate em que os peritos devem manter uma crítica imparcial, o que permitiria a introdução de pontos de vista divergentes, frescos e atuais, capaz de cativar e influenciar um público maior.

De acordo com o relatório esclarece Embarcar em Reforma do Office of Cuba Broadcasting: “Não há nada novo ou revolucionário nessas recomendações. Eles são a abordagem usada pela Voz da América e outros serviços da Agência dos Estados Unidos para Mídia Global. É a abordagem que trabalhou para derrubar a Cortina de Ferro da União Soviética e da China para moderar nos dias de Mao. É a mesma abordagem usada para moderar os muçulmanos extremistas no Oriente Médio e na África “.

A proposta sugere que as falhas e deficiências do regime cubano e as dificuldades da vida na ilha não deve deixar de dominar o noticiário, mas isso não é necessário excluir todas as outras questões, como é actualmente o caso em que prevalece uma discussão constante e monótona sobre Cuba.

Tentando assuntos cubanos, barricada estilo da Guerra Fria como as velhas estações de rádio em Miami, não irá atingir o seu fim a missão de OCB e, de acordo com os autores do relatório, deve fazer um esforço, ele que “vai exigir uma redução substancial no tempo e no espaço dedicado aos assuntos cubanos e uma mudança categórica na forma como Cuba é tratada.”

As recomendações também desenvolver novas categorias de conteúdo, incluindo vários e novos formatos que apelar para a população atual de Cuba, especialmente os jovens.

O “implacável anti-defesa” deve procurar alternativas outros “tipos de cobertura de notícias e até mesmo a promoção jornalismo que poderia ser mais eficaz, por exemplo, contar histórias positivas sobre você ou os Estados Unidos.”

“Essas ferramentas permitem que a OCB, em seguida, desenvolver uma estratégia que intencionalmente e metodicamente procuram” promover a liberdade ea democracia ao povo de Cuba que fornecem notícias objetivo e programação de informações “.

Qualquer semelhança da estratégia de “novo” concebido para a política editorial Radio TV Martí praticado algumas páginas supostamente separadas, que agora abundam na Internet, é qualquer coisa, mas uma coincidência.

Ninguém deve se surpreender se amanhã, a estação, cujo nome 34 anos mancha a memória do apóstolo da independência cubana, vendido, de acordo com os princípios do velho comercialização de mentir, como um meio de comunicação “revolucionário e pró Socialismo ».

Categories: Uncategorized | Etiquetas: | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: