O Reino Unido financia a mídia antigovernamental e ONGs na Venezuela #DesclassifiedUK, FundacionWstminster, #ReinoUnido

Verdade da missão

Londres está novamente envolvida no financiamento de planos secretos para desestabilizar o governo venezuelano. Desta vez, são dois projetos distintos que têm em comum o recebimento de centenas de milhares de libras do Reino Unido.

O primeiro é um programa que propõe cobertura de até 250.000 libras esterlinas (cerca de 340.000 dólares, aproximadamente) a setores do jornalismo para “influenciar as agendas da mídia local e nacional” na Venezuela.

O outro é um programa de ‘promoção da democracia’ que o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido está financiando por meio da Fundação Westminster para a Democracia. Desde 2016, 750 mil libras esterlinas ou seu equivalente em dólares, mais de 1 milhão, foram desembolsadas em operações discretas enquadradas naquele programa.

Os detalhes das atividades foram publicados pelos jornalistas desclassificados do Reino Unido Matt Kennard e John McEvoy, colaboradores do The Canary e do Brasil Wire. Sua pesquisa faz parte de uma série de artigos publicados pela Declassified UK expondo os esforços fracassados ​​do Reino Unido para promover a mudança de regime contra o governo do presidente Nicolás Maduro na Venezuela.

Influência na mídia venezuelana

O projeto para influenciar a agenda da mídia na Venezuela está sendo promovido por meio do Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança (CSSF, por sua sigla em inglês). Em seu estatuto, o governo britânico descreve o Fundo como um instrumento de apoio a projetos no exterior configurado “para enfrentar conflitos e instabilidades que ameaçam os interesses do Reino Unido”.

Anteriormente, o Desclassificado Reino Unido havia revelado que a CSSF deu quase meio milhão de libras esterlinas à ONG Transparencia Venezuela para criar uma coalizão antigovernamental sob o pretexto da luta contra a corrupção. Da mesma forma, mostrou que os responsáveis ​​pelo recebimento dos recursos mantinham vínculos com o ex-deputado Juan Guaidó e com os grupos anti-chavistas responsáveis ​​pelo plano de “governo paralelo”.

Nesta ocasião, o plano foi disfarçado em uma suposta convocação lançada em meados do ano passado para promover o “jornalismo investigativo” na América Latina.

Seu objetivo, cita o Declassified UK, é criar uma “nova plataforma que fortaleça a organização da mídia em toda a região e forneça aos jornalistas uma plataforma na qual eles possam colaborar e construir histórias regionais”.

O documento do programa observa que os candidatos a financiamento devem ter “a capacidade de se envolver e, em última instância, influenciar os programas de mídia locais e nacionais”. Os orçamentos de seu projeto variam de £ 200.000 a £ 250.000.

Na chamada, o programa afirma que “não busca nenhum controle editorial” sobre as obras publicadas e pede que estas não façam referência nem ao governo britânico nem aos recursos aportados.

A embaixada britânica na Colômbia está encarregada de conduzir o plano na região e a princípio a convocação foi para “jornalistas que queriam cobrir crime e corrupção na Colômbia, Peru e Panamá”, acrescentando que havia “ potencial para cobrir eventos relacionados em outros países vizinhos ”. Isso mudou três dias antes do anúncio oficial do programa, quando o nome da Venezuela foi adicionado ao título.

O Reino Unido desclassificado questionou os coordenadores do programa em Bogotá sobre os objetivos da inclusão da Venezuela sem receber resposta, mas um representante do Ministério das Relações Exteriores britânico respondeu que era “incorreto misturar esta convocação com a posição do Reino Unido sobre a Venezuela. , que não mudou. Queremos uma transição democrática com eleições livres e justas na Venezuela ”.

Tendo sua base operacional em Bogotá, deixando para o último momento a inclusão da Venezuela e buscando abranger as questões de “corrupção, crime organizado e economias ilícitas”, é possível concluir que o Governo britânico está buscando que o grosso do projeto regional seja focado na preparação de peças jornalísticas contra instituições venezuelanas.

Um dos nomes que aparece para contatar o programa é o de Claudia Castilla, uma colombiana que entre 2017 e 2018 recebeu uma bolsa do governo britânico para estudar no Reino Unido, por meio da Chevening Scholarship.

Em 2014, Castilla manifestou seu apoio à tentativa de golpe liderada por Leopoldo López denominada “La Salida”. Além disso, naquele ano e até 2015, Castilla foi assistente de pesquisa do capítulo colombiano da Transparência Internacional, uma ONG que em seu capítulo venezuelano foi responsável por formar a mencionada coalizão “anticorrupção”.

Em outro programa da CSSF, desclassificado no Reino Unido expõe, também administrado da Colômbia, recomenda-se que os funcionários do Ministério das Relações Exteriores se comprometam “com as opções para desenvolver programas da CSSF na Venezuela”.

Em setembro de 2019, quando uma vaga para o cargo de diretor do programa CSSF foi anunciada em Lima, Peru, o fundo detalhou que o candidato trabalharia “com colegas da Colômbia, Panamá e, potencialmente, da Venezuela”.

O site britânico lembra procedimentos semelhantes que o Reino Unido realizou para prejudicar o governo venezuelano em outras ocasiões.

Enquanto recebia financiamento do governo britânico, Efecto Cocuyo fez parceria com duas organizações britânicas -Bellingcat e Forensic Architecture- para “solicitar mais provas” sobre o “assassinato” de Óscar Pérez pelas mãos da polícia venezuelana. Pérez, um ex-policial, sequestrou um helicóptero e, em 27 de junho de 2017, o usou para atacar vários prédios do governo no centro de Caracas.

Em julho de 2019, a editora do Efecto Cocuyo, Luz Mely Reyes, falou no evento “Global Conference for Media Freedom” do governo britânico em Londres. O então secretário de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, falando na conferência, disse que Reyes “desafiou o regime de Maduro ao fundar um site de notícias independente, Efecto Cocuyo”, para não mencionar os links do site para o governo britânico.

Em fevereiro de 2019, o Ministério das Relações Exteriores britânico admitiu que financiou várias organizações não governamentais e meios de comunicação na Venezuela, incluindo Efecto Cocuyo, o Fe y Alegría Radio Institute, o National Union of Press Workers e a Westminster Foundation for the Democracy, que está a cargo de outro projeto secreto do Reino Unido mencionado na investigação do Reino Unido desclassificado.

As 750 mil libras para “promover a democracia”

Durante quatro anos, uma fundação britânica equivalente ao NED doou 760.680 libras esterlinas para a “promoção da democracia” na Venezuela.

A Fundação Westminster para a Democracia (WFD) se descreve como uma organização pública do Reino Unido que opera ‘independentemente’ por meio de uma rede de escritórios em 33 países.

Seu objetivo é “apoiar o desenvolvimento da democracia em todo o mundo, independentemente do governo e de forma transparente”. Atualmente, eles elaboram e financiam “programas de longo prazo diretamente em todo o mundo, usando especialistas internacionais e do Reino Unido”.

Na região da América Latina, a Venezuela é o único país que possui um escritório permanente da WFD e que hospeda o único programa de grande escala da fundação. Quando questionada sobre a excepcionalidade com a Venezuela na região, ela respondeu ao Declassified UK que eles têm outros programas ativos na América Latina e que estão “preparados para lançar novos programas e escritórios nos países quando surgir a oportunidade”.

Trabalharam com a anterior Assembleia Nacional, realizando “sessões” e “workshops” com legisladores e “organizações locais da sociedade civil”, de acordo com os dados publicados no relatório anual para o período 2019-2020. A fundação reafirmou esses laços com o Reino Unido Desclassificado, mas sem revelar a identidade dos parlamentares e “membros da sociedade civil” com os quais colaboram, supostamente para proteger sua segurança.

O maior desdobramento de recursos da DQA foi de 248.725 libras esterlinas, realizado entre 2017 e 2018, precisamente no período em que a União Europeia apoiou a estratégia de bloqueio e sanções aos Estados Unidos, enquanto a nível nacional os porta-vozes do o antichavismo o promoveu por meio do Parlamento venezuelano.

“No ano passado, a DMA gastou £ 113.193 em suas operações na Venezuela, enquanto a Desclassificada do Reino Unido entende que uma oferta de financiamento de pouco mais de £ 27.500 para o próximo ano está aguardando aprovação. O WFD tem dois funcionários em tempo integral na Venezuela ”, acrescenta o Declassified UK.

A fundação defende seu programa de ingerência junto a governos que prejudicam os interesses transnacionais do Reino Unido, dizendo que são “independentes operacionalmente” e que também recebem dinheiro de outros governos, como Canadá, Noruega e Suíça.

No entanto, como aponta o Desclassificado do Reino Unido, os fundos da WFD são principalmente cobertos pelo governo britânico. Em março de 2020, Londres deu £ 11,4 milhões para a fundação, “enquanto todas as outras fontes de receita totalizaram £ 1,5 milhão.”

A mídia britânica faz referência a um anúncio publicado pela fundação em 2018 a um emprego em Caracas, que mostra que as intenções da fundação vão além da “promoção da democracia”. O pedido detalhou que o candidato ao cargo trabalharia com a embaixada britânica e deveria “contribuir para o desenvolvimento de futuras oportunidades de negócios na Venezuela”.

A publicitada intenção de trabalhar envolvendo “todos os lados da divisão política e ao mesmo tempo apoiar as instituições democráticas” na Venezuela é refutada pelo Reino Unido desclassificado, mostrando o apoio que a WFD deu a alguns episódios da tentativa de golpe de Estado prolongada no últimos dois anos para o falso interino de Juan Guaidó.

“Em janeiro de 2019, logo depois que Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela, o representante do país na WFD escreveu que ‘as eleições do ano passado [sic] foram uma farsa e, portanto, Maduro é um usurpador’. No mês seguinte, depois que caminhões da USAID tentaram entrar ilegalmente em território venezuelano, ele disse: “A não intervenção não pode ser um princípio absoluto que não leva em consideração outros fatores”, escrevem os jornalistas desclassificados do Reino Unido.

O Reino Unido tentou se esquivar desses tipos de operações irregulares contra a Venezuela. Aparentemente defende formas democráticas de resolver o conflito político-institucional do país, quando na realidade tem pago medido e em diferentes programas simultaneamente aos que fabricam o conflito, em troca de falsos argumentos para divulgar a história de um estado falido na Venezuela e, assim, atacar suas instituições.

Categories: Uncategorized | Etiquetas: | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

<span>%d</span> bloggers like this: